Aquincum

Aquincum foi uma importante cidade romana na província de Panônia, dentro dos limites atuais de Budapeste. Foi fundada depois da conquista dos celtas, que chegaram à zona no ano 400 a.C. 

Os restos de Aquincum foram desenterrados no final do século XIX, sendo um dos maiores parques arqueológicos da Hungria. A reconstrução da cidade ocorreu entre os anos de 1960 e 1970. 

Ruínas de Aquincum

Nas ruínas de Aquincum, você poderá caminhar por suas antigas ruas e contemplar os restos dos templos, lojas, casas e banheiros da cidade. A maior parte da cidade foi construída entre os séculos II e III.

Na visita você vai encontrar algumas surpresas: uma rede de bueiro em uma lajota de pedra, um sistema de calefação subterrâneo, um banheiro reconstruído com mosaicos ou o pátio onde funcionava um mercado são algumas das coisas mais importantes.

É importante lembrar que Aquincum era uma cidade bastante maior que a parte que se pode ver. Atualmente só um terço do centro da cidade foi escavado.

Museu de Aquincum

O museu de Aquincum é uma pequena coleção de restos celtas e romanos. Entre os objetos, vale a pena destacar as estátuas e os mosaicos do primeiro andar.

É interessante?

A verdade é que, embora o passeio seja interessante, esperávamos mais dela e faltam placas informativas (as que existem estão disponíveis apenas em inglês). A sensação é de estar no meio de umas ruínas sem saber o que é cada coisa.

Por último, o melhor da visita são as ruínas, por isso, se quando você quiser ir elas estiverem fechadas, não vale a pena “fazer a viagem”.

Horário

De 1º de novembro até 31 de março
Museu: de segunda a domingo, das 10:00 às 16:00 horas.
Ruínas: fechadas.
De 1º de abril a 31 de outubro
Museu: de terça a domingo, das 10:00 às 18:00 horas.
Ruínas: de terça a domingo, das 9:00 às 17:00 horas.

Preço

Se as ruínas estiverem fechadas (inverno)
Adultos: 1000Ft.
Estudantes: 500Ft.
Se as ruínas estiverem abertas
Adultos: 1.600Ft.
Estudantes: 800Ft.
O cartão Budapest Card oferece um desconto de 20%.

Transporte

Trem regional HEV para Szentendre: Parada Aquincum, saída da Praça Batthány. (Recomendado)
Ônibus: 34, 134 e 106 da Praça Szentlélek em Obuda.

Lugares próximos

Ilha Margarida (4.3 km)
Balneário Széchenyi (5.7 km)
Museu de Belas Artes (5.8 km)
Praça dos Heróis (5.9 km)
Parque da Cidade (6.2 km)