Balneários de Budapeste

Budapeste, reconhecida como a Cidade dos Balneários desde 1934, tem mais de cem mananciais de água termal.

Budapeste adquiriu o título de Cidade dos Balneários (ou cidade balneária) em 1934, já que a cidade possui 118 mananciais, tanto naturais quanto artificiais, dos quais todos os dias brotam mais de 70 milhões de litros de água termal a temperaturas que oscilam entre 20º e 80ºC. 

As águas termais ganharam protagonismo no início do século XX para tratar doenças, mas os banhos de Budapeste estão em atividade desde a época da dominação romana. Durante a época turca, entre 1541 e 1686, também foram construídos importantes balneários, muitos dos quais ainda existem.

Antes de visitar um balneário, você deve conferir se as piscinas são mistas, já que a maioria deles reserva alguns dias para o público masculino e outros para o feminino.

Balneários mais importantes

Balneário Gellert

Balneário Gellert

O Balneário Gellert é o mais conhecido da cidade. Sua piscina principal saiu tanto em revistas quanto em publicidades de revistas.
Balneário Rudas

Balneário Rudas

Considerado um dos banhos turcos mais bonitos do mundo, as Termas Rudas foram construídas a meados do século XVI, durante a ocupação otomana.
Balneário Széchenyi

Balneário Széchenyi

O Balneário Széchenyi é um dos maiores recintos termais da Europa. O edifício atual foi inaugurado em 1913 e tem um estilo neogótico.

Outros dois balneários importantes são Király e Lukács.

Como conselho, independente do balneário que você for, não esqueça de levar roupa de banho, chinelo e, se for possível, sua própria toalha, já que, embora seja possível alugá-las, a qualidade não é das melhores.

Festas Cinetrip

Como curiosidade, em certos balneários da cidade (como no Rudas) são organizadas festas noturnas em alguns finais de semana. Se você gosta de balada, tem tempo e estará na cidade quando uma delas acontecer, não perca uma dessas festas aquáticas realizadas em espaços centenários. Os nomes dessas festas é Cinetrip ou Magic Bath.

As festas Cinetrip transformam o balneário, fazendo com que fique cheio de luzes, iluminação espetacular, telas, gogo-boys e gogo-girls, e gente jovem dançando na água.