Museu de Artes Aplicadas
O Museu de Artes Aplicadas funciona em um edifício magnífico. Tem várias coleções interessantes, incluindo a de artes aplicadas da Idade Média até a atualidade.
O Museu de Artes Aplicadas (Iparművészeti Múzeum), inaugurado em 1876, ocupa um notável edifício de estilo secessão vienense com aparência de palácio.
Embora o imponente edifício com telhado tenha sido danificado em 1945 e, posteriormente em 1956, hoje em dia oferece de novo a grandeza que possuía em sua origem.
O interior
Se o exterior do edifício é impressionante, o interior não fica atrás. Um enorme pátio interior coberto por um teto de cristal rodeado de claustros dá as boas-vindas aos visitantes com uma simples cor branca que envolve todos os ambientes.
O Museu de Artes Aplicadas de Budapeste possui ótimas e variadas exposições, entre as quais figura uma coleção de produtos têxteis, algumas talhas de marfim, obras de ourivesaria, caixas de música e peças de cerâmica, porcelana e cristal, além de uma interessante coleção de móveis antigos e tapetes turcos otomanos.
O museu também conta com uma grande quantidade de joias, relógios, talheres e outras obras de arte feitas com cobre, latão, estanho e ferro forjado, além de outros metais.
Impressiona por sua grandeza
Além de oferecer exposições brilhantes, não resta dúvidas de que a estrela do Museu de Artes Aplicadas é o edifício que o abriga, tanto no exterior, quanto seu interior bem conservado.
Horário
Atualmente fechado para reformas.
Preço
Adultos: Ft2000 (US$5,60).
Pessoas entre 6 e 26 anos e de 62 a 70 anos: 50% de desconto.
Maiores de 70 anos: entrada gratuita.
Budapest Card: 20% de desconto.
Transporte
Metrô: Ferenc körút, linha M3.
Bonde: Ferenc körút, linhas 4 e 6.
Ônibus: Ferenc körút, linhas 906, 914, 914A, 923, 950, 950A, 966, 979 e 979A.
Lugares próximos
Holocaust Memorial Center (487 m) Museu Nacional da Hungria (717 m) Mercado Central (762 m) Igreja Rupestre (1.2 km) Grande Sinagoga (1.2 km)